terça-feira, 23 de outubro de 2012

Entendendo o processo de ganho de peso corporal - Introdução




Nos dias atuais temos oferta abundante de alimentos de baixa qualidade nutricional, que contém excesso de calorias, açúcar, gordura, sal, conservantes, corantes e edulcorantes, que tornam estes alimentos mais atrativos para o paladar e acabam por viciar o cérebro em seu consumo, criando um círculo vicioso.

Novos hábitos têm sido incorporados pelas pessoas nas últimas décadas na vida moderna: excesso de horas na frente da televisão e do computador, sedentarismo, stress e um ritmo acelerado de vida, que além de interferir na escolha correta dos alimentos, também dificultam o acesso às fontes naturais de alimentos mais adequados para a nossa boa nutrição.

Para se ter uma idéia da magnitude das mudanças em nossos hábitos, há 50 anos a média de consumo de alimentos era de cerca de 200 kg por pessoa por ano, atualmente, esta média subiu para 300 Kg, e atualmente as doenças provocadas pelo excesso de alimentação desequilibrada tem causado mais mortes do que a desnutrição, o que chega a ser um paradoxo.

Além de termos aumentado a quantidade de alimentos consumidos, reduzimos nosso acesso às fontes de alimentos naturais de boa qualidade nutricional ao mesmo tempo que aumentamos a oferta aos alimentos industrializados de baixa qualidade nutricional.


O reflexo desta mudança de hábitos é demonstrado pela crescente alta incidência de sobrepeso na população mundial, cerca de 55% dos indivíduos estão com sobrepeso, dos quais, 30% estão obesos, ao mesmo tempo que a Organização Mundial da Saúde alerta para a epidemia global da obesidade e os riscos que causa para a saúde pública.

Atualmente temos índices alarmantes de diabetes, hipertensão, derrame e alguns tipos de câncer que são provocados por conseqüência dos maus hábitos alimentares e o estilo de vida moderno.

A boa notícia é que existem iniciativas simples e soluções práticas para nos afastar destes hábitos nutricionais destrutivos que podem prejudicar nossa saúde no longo prazo, e nós desenvolvemos uma metodologia comprovada e eficaz para ajudar as pessoas a reduzir o peso de forma saudável e manter-se no peso ideal para o resto de suas vidas.

Nas próximas postagens iremos abordar os conceitos desta metodologia.

Obrigado, desejamos saúde e alegria aos nossos leitores e até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário